Sobre o Curso

Curso

O curso oferecido pelo Univag tem como objetivo formar profissionais competentes e hábeis para o exercício legal da Engenharia Elétrica. O curso oferece ampla visão sistêmica e generalista, no que diz respeito ao estudo e aplicação de soluções envolvendo o uso racional e eficiente da energia elétrica. O futuro engenheiro também será formado para buscar novas soluções frente ao avanço da tecno-ciência, de forma harmoniosa com os aspectos tecnológicos, humanos, econômicos, sociais, legais, ambientais e de segurança, sempre com visão ética e humanista para atender às demandas da sociedade.

Perfil do egresso em Engenharia Elétrica

O Engenheiro Eletricista formado pelo Univag será responsável pelo correto, ético, eficaz e eficiente funcionamento do sistema elétrico, pelo dimensionamento das instalações elétricas, desempenho dos equipamentos eletroeletrônicos e pelo uso otimizado da energia elétrica, considerando a eficiência em sua conversão. Também deverá estar apto a coordenar equipes multidisciplinares nas atividades de projeto, operação, manutenção, execução e aplicação correta dos recursos ligados à energia elétrica.

Diferenciais do curso

O curso de Engenharia Elétrica do Univag difere-se dos demais cursos oferecidos no estado de Mato Grosso, pois além das disciplinas típicas da modalidade oferece disciplinas de projetos ao longo de todo o curso, desde o primeiro semestre. A principal atividade realizada nestas disciplinas é colocar em prática a teoria aprendida na construção de uma solução de engenharia em áreas temáticas da Engenharia Básica e da Engenharia Elétrica, tais como, eletrônica, elétrica, telecomunicações, conversão de energia, entre outras.

As áreas de Engenharia Legal, Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual são tratadas no curso, esta inovação é única em cursos de graduação do Centro-Oeste.

O corpo docente do curso é de alta qualificação profissional e acadêmica, com professores experientes na área profissional de engenharia, bem como alta qualificação acadêmica. Mais de 70% dos professores detém o título de mestre ou doutor.

Algumas disciplinas do curso: Eletrônica, Conversão de energia, Materiais elétricos, Comunicação digital, Automação, Robótica, Microprocessadores e microcontroladores, GTD, Inteligência artificial, Redes de computadores.

Mercado de trabalho

O Engenheiro Eletricista formado pelo Univag poderá atuar em todos os setores industriais, comerciais, residenciais e empresas de prestação de serviços, nas áreas de projeto, planejamento, execução, coordenação, operação, gestão e manutenção, tanto no setor público quanto privado.

São áreas típicas de atuação do Engenheiro Eletricista: geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD), microeletrônica, computação, telecomunicações, automação, qualidade de energia, estudo de viabilidade tecno-financeira, modelagem e simulação de sistemas elétricos.

Titulação
Engenheiro Eletricista

Turno
Noturno

Modalidade
Presencial, Ao Vivo e Digital

Duração
10 semestres